É proibido pescar a Piraíba no período de piracema!

Durante a piracema (período reprodutivo dos peixes), a pesca de espécies nativas, entra nas restrições legais impostas por órgãos ambientais, sendo proibida a captura, o transporte e o armazenamento para fins de consumo ou ornamental. As Piraíbas estão incluídas nestas restrições por serem peixes nativos do Brasil.

O que pode ameaçar sua existência?

Apesar do status LC, a Piraíba é um peixe de ciclo de vida longo e de crescimento lento, o que a torna extremamente suscetível à sobrepesca. Outras espécies do mesmo gênero (Brachyplatystoma, como B. capapretum) já estão listadas como Quase Ameaçadas (NT).

Barragens e represamentos

A Piraíba migra milhares de quilômetros desde a foz (onde os juvenis se desenvolvem, inclusive em água salobra) até as cabeceiras. Hidrelétricas nos principais canais bloqueiam completamente o acesso aos locais de reprodução e crescimento.

Poluição dos rios

Pioram a qualidade da água e diminuem a oferta de alimento.

Vulnerabilidade Biológica

O crescimento lento e a maturação tardia significam que a Piraíba tem baixa resiliência a altas taxas de mortalidade. Populações levam muito tempo para se recuperar após períodos de sobre-exploração.

Beba água, da Reserva Goyá, de Bom Jesus de Goiás!

Água Goya – Todos os direitos reservados | 2024