
Durante a piracema (período reprodutivo dos peixes), a pesca de espécies nativas, entra nas restrições legais impostas por órgãos ambientais, sendo proibida a captura, o transporte e o armazenamento para fins de consumo ou ornamental. As Arraias de Água Doce estão incluídas nestas restrições por serem peixes nativos do Brasil.

Por ser uma espécie endêmica, com distribuição restrita e valor no mercado ornamental, a P. henlei está sob pressão constante, principalmente por ações antrópicas em seu habitat.
A alta demanda internacional de aquariofilia por essa espécie leva à captura excessiva e não regulamentada, afetando o estoque de reprodutores na natureza.
A espécie é frequentemente morta por pescadores locais devido ao medo de seu ferrão venenoso, o que causa mortalidade não registrada de indivíduos adultos.
Embora possa ter se beneficiado do reservatório de Tucuruí, a construção de infraestruturas hídricas altera o substrato de fundo (arenoso) preferido pela espécie, impactando seus hábitos e locais de descanso.
Beba água, da Reserva Goyá, de Bom Jesus de Goiás!

Água Goya – Todos os direitos reservados | 2024